sábado, 25 de setembro de 2010

TRISKLE


Símbolo celta, também utilizado por povos germânicos e gregos, que representa as tríades da vida em eterno movimento e equilíbrio:

* nascimento, vida e morte
* corpo, mente e espírito
* Mãe, Pai, Filho
* Passado, Presente, Futuro
* Poder, Intelecto, Amor
* Criação, Preservação, Destruição
* céu, mar e terra

Também é conhecido como triskele, triskelion ou tryfot.
É uma espécie de estrela de três pontas, geralmente curvadas ou um conjunto de três espirais concêntricas.
Os Celtas consideravam o três como sendo um número sagrado. As estações eram divididas em três: primavera, verão e inverno - associado a deusa da fertilidade.
No paganismo está associado ao fluxo das estações e representa a própria Deusa com suas três faces: Donzela, Mãe e Anciã, bem como às três fases da lua: crescente, cheia e minguante, ou ainda com nossa natureza tríplice corpo, mente e alma.
Usado como talismã, esse objeto atrai as três principais qualidades femininas: a intuição, a ternura e a beleza, e ajuda a obter proteção contra todos os males. A divindade relacionada a esse talismã é a própria natureza, cultuada pelos celtas.

O termo grego Triskelion literalmente significa "três pernas", e de forma adequada, este sinal parece muito bem como três pernas correndo. Também é um emblema heráldico posto em escudos de guerreiros ilustrados na cerâmica da Antiga Grécia.

Quando se observa este símbolo, somos tomados com o conceito de movimento. Todos os três ramos estão posicionados de tal maneira, de modo a tornar o símbolo aparecendo como se estivesse em constante movimento para a frente, representando:
· ação
· ciclos
· progresso
· revolução
· concorrência
· avançar

Quando acrescentamos as implicações lunares para o significado:
· mistério
· feminino
· intuição
· subconsciente
· espiritualidade
· iluminação
· desejo oculto

A soma dos significados deste símbolo celta é:
· crescimento pessoal
· desenvolvimento humano
· expansão espiritual

Nenhum comentário:

Postar um comentário